quinta-feira, 30 de novembro de 2017

DICAS PARA VOCÊ ECONOMIZAR NAS FESTAS

Estamos chegando ao fim do ano e já começamos a gastar com as festas de natal e réveillon. Aí vão algumas dicas para você economizar nas festas sem perder o glamour.

Sobre roupas e calçados - Se você tem uma roupa nova, que usou poucas vezes, por que comprar outra? Se tem sapatos novos, não precisa de outros. Se quiser, você pode customizá-los colando pedras e brilhos. Há muitos DIY na Internet ensinando a fazer.
Aproveite o momento para fazer aquela faxina e doar tudo que você não usa há mais de seis meses. As roupas e calçados que você não quer mais serão a alegria de quem não pode comprá-los para as festas. “Há melhor felicidade em dar do que em receber.” (Atos 20.35).

Sobre os alimentos - Quanto às comidas, prefira sempre as que não se estragam tão fácil. Faça a quantidade que dê para todos sem sobrar demasiadamente. Se vierem 10 pessoas, não faça comida para 30. Faça de 12 a 15 porções. É suficiente para os que gostam de repetir. Você pode pesquisar isso também na net. Faça mais daquela comida que é mais desejada. Por exemplo, farofa e arroz são as menores quantidades. As pessoas exageram nas carnes e guloseimas. Você também pode fazer o plano B. É assim: Você refoga uma grande quantidade de arroz, mas não o cozinha todo. Deixa uma parte guardada na geladeira. Se precisar, já está refogado, é só cozinhar, e vai rápido. Pode também cozinhar os legumes da maionese, mas não misturar tudo. Guarde um pouco só cozido e, se precisar, é só misturar os temperos e a maionese na hora. Nas festas de final de ano muita comida é jogada fora por puro descuido e preguiça. Ao término da festa, mesmo cansada(o), guarde tudo na geladeira, de preferência em vasilhas plásticas, para a comida não contaminar ou ser contaminada pelos outros alimentos. Assim nada vai se perder.

Sobre as bebidas - Ponha na mesa apenas os as bebidas que serão usadas naquela hora. Deixe as demais guardadas. Por exemplo: É comum, nas festas, as pessoas abrirem muitas garrafas de refrigerante, espalhando-as pela casa. Depois de aberto ele perde o gás e o sabor. Então, ponha na mesa a quantidade suficiente para todos começarem a beber, e só ponha outras garrafas quando as primeiras estiverem vazias. Se estiver muito atarefada(o) para fiscalizar e repor, peça que alguém da família fique responsável só pelas bebidas. Assim nada vai se perder.

Sobre os presentes – Você não precisa comprar o presente mais caro para agradar. Quando você ama alguém, aquela pessoa já sabe disso! Você pode comprar um presente simples e valorizá-lo embrulhando-o com capricho e carinho, escrevendo uma mensagem, um cartão ou cartinha cheia de amor sincero, falando coisas que viveram juntos, etc. O que as pessoas dizem é verdade! O que vale é o carinho, a intenção e o amor envolvidos. Você pode também dar coisas que você já tenha (claro, em bom estado). Isso está muito na moda. Tem até o amigo oculto que você não compra nada, mas doa o que possui. Acho esse particularmente mais interessante, pois é mais difícil abrir mão de algo precioso para doá-lo. Imagem relacionada
Ainda sobre presentes, compre-os daquela artesã que você conhece, da vizinha que vende pelas revistas, compre no camelô, na lojinha do seu bairro, etc. Valorize as pessoas simples ao invés de enriquecer mais ainda as grandes empresas e multinacionais. Com a crise e o desemprego, muitas famílias estão vivendo só do trabalho informal. Preferindo-os, você pode proporcionar um natal mais feliz na casa deles. E é isso que o natal representa, não acha?!

O que achou? Gostou das dicas?
Então, deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais. E, se tiver outras dicas, me manda que eu publico aqui. Obrigada!


Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário