quinta-feira, 12 de abril de 2018

15 REGRAS DE ETIQUETA QUE TODO MUNDO DEVERIA SABER


Imagem relacionada

Você sabe de que trata a etiqueta? É um conjunto de normas ou regras que denotam boa educação e bom comportamento, definem boas maneiras e bons costumes, tornando a vida cotidiana mais harmoniosa e elegante. Aprender e entender a etiqueta ajuda no seu desenvolvimento e crescimento pessoal. Mesmo nos momentos mais simples é importante ter ao menos um pouquinho de etiqueta, elegância. E isso não tem nada a ver com classe social ou condição financeira. As regras básicas de etiqueta são muito simples e tratam de expressões, cortesia, aparência e controle das emoções. Existem centenas de regras, mas se você quiser “cair na graça” das pessoas, siga ao menos estas 15 a seguir.

1 - Você convida, você paga - Se você convidar alguém para ir a algum lugar, quer dizer que você irá arcar com a conta. O que é bem diferente de dizer: "Vamos a tal lugar?". Nesse caso, cada um paga a sua parte.

2 - Nunca faça visitas surpresa - Caso contrário, poderá encontrar a pessoa de pijamas e pantufas, ou em trajes íntimos. Aqui vai uma dica: Uma maneira de se "livrar" da visita indesejada é atender a porta como quem estivesse saindo de casa, se for alguém que goste, é só dizer que acabou de chegar.

 

3 - Não coloque seu aparelho telefônico sobre a mesa – Ao fazer isso, você está (mesmo sem querer) passando a ideia do quanto o aparelho é importante na sua vida, que está extremamente entediado com a situação e que a qualquer momento você está disposto a ter uma conversa inútil com o primeiro que ligar.

 

4 - Cumprimente mesmo que não conheça - Essa regra serve para aquele momento em que você está com alguém e chegam pessoas que você não conhece para cumprimentar sua companhia, mesmo que você não os conheça, seja cordial e cumprimente mesmo assim.

 

5 - Você pode comer  sushi  com  hashis  (pauzinhos) ou com as mãos –

 

6 - Seus sapatos devem estar sempre limpos – Sobre isso, eu tenho boas dicas:

a)         Limpar os sapatos sempre antes de guardá-los.

b)        Se possível, mantê-los em suas caixas originais e com um pedaço de giz dentro, para evitar o mofo (a maioria das caixas vem com uma pequena foto e descrição do calçado, mas você pode escrever para facilitar na hora de encontrá-los.)

c)         É bom também, de vez em quando,  limpar os sapatos também por dentro.

d)        Quanto aos tênis, você pode lavá-los na máquina de lavar, mas esfregue a sola para tirar as sujeiras mais grossas.

 

7 - Não mantenha conversas bobas ao telefone - De acordo com as normas de etiqueta, você deve conversar apenas o essencial por telefone, conversas importantes. Se quiser bater papo, encontre-se pessoalmente com a pessoa.

8 - Se alguém te ofender, sorria - Por mais que esteja morrendo de ódio por dentro, faça-o por dentro apenas. Não levante a voz ou responda com palavras baixas. Apenas sorria e deixe que a pessoa seja mau-educada sozinha.

 

9 - Os homens sempre devem andar do lado esquerdo da mulher - Com exceção dos militares, que devem sempre estar prontos a saudar os oficiais.

 

10 - É preciso manter em segredo oito coisas sobre sua vida - São elas: idade, situação financeira, brigas familiares, religião, problemas médicos, presentes, honra e vergonha.

 

11 - No cinema ou teatro, ao ir para seu assento, deve-se sempre estar ou passar pelos assentos, de frente para aqueles que já estão sentados - Detalhe importante: o homem sempre vai na frente.

 

12 - Um homem nunca deve tocar uma mulher sem sua permissão - Ou seja, é inaceitável segurar a mão dela, tocá-la durante uma conversa, ou qualquer coisa do tipo, salvo as exceções, tais como: ajudá-la a entrar ou sair do carro, atravessar a rua, etc.

 

13 - Perfumes devem ser usados com moderação - Seja discreto, use pouco perfume. Se à noite você ainda consegue sentir o cheiro dele, isso significa que ninguém mais o aguenta.

 

14 - Respeitar a privacidade de correspondência - Não importa quão íntimo você seja da pessoa que a recebe. Os pais não devem ler as cartas dos filhos e vice-versa. Da mesma forma que os casais devem mostrar respeito um ao outro.

 

15 - Não ria nem fale alto demais – Principalmente em locais públicos e/ou cerimoniais, como em restaurantes, ônibus, bibliotecas, museus, templos, velórios, etc. Essas atitudes são consideradas insultos. Existem muitas outras regras importantes, como não gritar de uma sala para outra, não abrir uma porta sem bater antes, deixar uma dama passar na frente, etc.


O objetivo dessas simples regras são tornar a vida mais agradável. Etiqueta é importante. Sim! É uma forma de mostrar respeito mútuo através da linguagem simples e compreensível das atitudes de bom gosto e educação.

Fica a dica...
E, se você tiver sugestões, manda que a gente posta. Obgda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário